Você sabe a diferença entre UBS, ESF, PA e UPA?
Muitos usuários têm dúvidas de qual unidade procurar primeiro


26/08/2016 17:01:20 Paulo Fernandes EVENTOS

A partir do mês de setembro será oficializado o referenciamento no Pronto-Socorro do Hospital Regional de Presidente Prudente “Doutor Domingos Leonardo Cerávolo”. A orientação é para que o usuário não venha diretamente à emergência do HR, mas procure primeiramente a unidade de saúde mais próxima do seu bairro.

No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvida de qual unidade procurar. Preparamos esse texto para explicar qual a diferença entre uma Unidade Básica de Saúde (UBS), Estratégia de Saúde da Família (ESF), Pronto-Atendimento (PA) e uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA – 24 horas).

 

UBS

 As UBS’s são popularmente conhecidas como postos de saúde. São locais onde o cidadão pode receber, gratuitamente, os atendimentos essenciais em saúde da criança, da mulher, do adulto e do idoso, em odontologia, ter acesso a medicamentos e outros atendimentos primários. Segundo o Governo Federal, as Unidades Básicas de Saúde podem resolver em até 80% dos problemas de saúde da população do território que ela é responsável e promovem hábitos saudáveis de vida.

 

ESF e Pronto-Atendimento

As ESF atuam com uma equipe completa diretamente no cuidado humanizado do paciente no próprio bairro de origem com território delimitado. Já os Pronto-Atendimentos funcionam como porta de entrada para casos como gripes, resfriados, lombalgias. Geralmente o PA funciona das 19h às 07h e 24h nos finais de semanas e feriados,  tem como apoio as UPAs e os hospitais terciários. 

 

UPA-24horas

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs - 24h) fazem parte da Rede Saúde Toda Hora, lançada em 2011, que está reorganizando o atendimento de urgência e emergência dos hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS). Elas são responsáveis por prestar atendimento de média complexidade, como vítimas de acidentes e problemas cardíacos e contribuem para desafogar as urgências dos hospitais do SUS e reduzir o tempo de espera por atendimento.

 

Nas localidades em que estão em pleno atendimento, as UPAs dão conta de atender, sem necessidade de encaminhamento ao pronto-socorro hospitalar, 97% dos pacientes que as procura. Nessas unidades, o paciente é avaliado de acordo com a classificação de risco, podendo ser liberado ou permanecer em observação por até 24 horas, ou se necessário, ser removido para um hospital de referência. No Oeste Paulista, há apenas uma UPA em atividade que é exclusiva do município de Presidente Prudente.


Tags:  

Galeria