Simpósio do Envelhecimento dissemina conhecimento multiprofissional na saúde do idoso
Mais de 2 mil pessoas assistiram as palestras sobre os cuidados no envelhecer


09/10/2020 14:32:30 Assessoria de Imprensa NOTÍCIAS

O 5º e-Simpósio Intersetorial do Envelhecimento do Hospital Regional de Presidente Prudente “Dr. Domingos Leonardo Cerávolo”, promovido pelo grupo gestor do hospital amigo do idoso da unidade, nos dias 1 e 2 de outubro, alcançou mais de 2 mil pessoas durante as 11 palestras realizadas no evento.

Todo o evento foi transmitido ao vivo, pelo canal do HR no YouTube. Essa foi a primeira vez que o evento tradicionalmente realizado no anfiteatro do HR, foi apresentado de forma 100% online, devido a Pandemia do novo Coronavírus. Mesmo assim, a coordenadora da residência multiprofissional em Saúde do Idoso, Larissa Sapucaia Esteves, afirma que o alcance foi além do esperado.

“Tivemos que nos reinventar, mas isso possibilitou um alcance muito além do esperado. Pessoas de todas as regiões do Brasil e também de outros países estiveram conosco e deram um feedback muito positivo sobre a variedade do conteúdo proposto que, além de ser rico, está recheado de coisas que são possíveis de serem aplicadas no atendimento à pessoa idosa, independentemente da área de atuação”, destaca.

A enfermeira Rafaela Sobrinho, 22, é de Martinópolis mas atualmente reside na cidade de Coimbra, em Portugal, e conseguiu participar do evento mesmo estando tão longe, graças a transmissão online do Simpósio. Ela ressaltou que o conteúdo proposto focou bastante nos assuntos essenciais para os cuidados com a pessoa idosa. "Foram temas de extrema importância para todos nós em geral, sendo profissional da saúde ou não, pois, são assuntos essenciais nos cuidados de idosos. Precisamos saber a fundo sobre os cuidados necessários com o idoso, para propor uma boa qualidade de vida para esse público", destaca.

"Achei incrível essa oportunidade, pois estou longe e tive acesso a uma aprendizagem rica em conhecimento, com profissionais e uma equipe multidisciplinar, que palestraram de forma clara e dinâmica", complementa Rafaela.

O interessante dessa transmissão ao vivo é que conseguimos participar mesmo nesse atual cenário de pandemia em que vivemos, alcançando também o publico de outros lugares e países como no meu caso, por ter sido transmitido ao vivo consegui participar e achei incrível essa oportunidade.

A maioria dos palestrantes do simpósio atuam no atendimento á pessoa idosa no Hospital Regional de Presidente Prudente e recentemente participaram de um curso de capacitação em saúde do idoso, do Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia (IPGG). Parte desse conhecimento obtido foi partilhado durante as falas desses profissionais. 

O simpósio integra a Campanha Outubro Prateado, que busca debater sobre o envelhecer bem e os cuidados com a saúde da pessoa idosa, vem ganhando cada vez mais força ao longo dos anos. O tema desse ano foi “querer bem não tem barreiras” e buscou discutir sobre como a Pandemia afetou os idosos no âmbito biopsicossocial.

Para aqueles que não conseguiram acompanhar o evento ao vivo, é possível assistir todas as palestras através do canal do HR no YouTube (clique abaixo na palestra que deseja assistir para ser direcionado ao vídeo).

- Abertura do Simpósio com Frei Tarcísio, diretor administrativo do HR; Cláudio Fló, coordenadora da área técnica de saúde do idoso da SES-SP e Cleusa Abreu, psicóloga do Núcleo Técnico de Humanização da SES-SP;

- Querer bem não tem barreiras, com a diretora de enfermagem do Hospital Geral de São Mateus, São Paulo/SP, Tania Alves Piloto;

- Idade, pulmão e Covid: Qual o risco?, com o pneumologista Ricardo Benetti;

- Minicurso: Avaliação funcional do idoso, com a coordenadora da residência multiprofissional em saúde do idoso, Larissa Sapucaia Esteves;

- Disfagia no idoso: um perigo invisível, com a fonoaudióloga Mariana Passos Rodrigues;

- Vulnerabilidade x fragilidade, com a assistente social Flávia Araújo Campos;

- Idoso frágil e mobilização precoce, com o fisioterapeuta James Falconi Belchior;

- Terminal x paliativo, com o geriatra José Eduardo Pinheiro;

- Doença renal aguda em idosos: novas evidências nutricionais, com a nutricionista Renata Martins Viana;

- Distanciamento x isolamento social: impacto na saúde mental, com o psicólogo Edson Farias;

- Medicamentos inapropriados para idosos: o que preciso saber?, com o farmacêutico Adriano Messias de Souza;

- Violência contra o idoso: um novo velho tema, com a enfermeira Daniela Garcia Damaceno


Tags:  

Galeria