Colaboradores do HR recebem certificado de conclusão de curso de Gerontologia do IPGG
objetivo é implantar aprendizado nos atendimentos à pessoa idosa na unidade


15/10/2020 07:37:35 Assessoria de imprensa | Fotos: Fabio Reis NOTÍCIAS

Uma turma formada por 11 profissionais de diversas especialidades e setores do Hospital Regional de Presidente Prudente “Dr. Domingos Leonardo Cerávolo” recebeu nesta quarta-feira (14), o certificado de conclusão do VI Curso Básico de Gerontologia, promovido pelo Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia (IPGG) “José Ermínio de Moraes", em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Governo de São Paulo.

A entrega dos certificados foi realizada pelo diretor administrativo do HRPP, Frei Tarcísio Marchini, no anfiteatro da unidade, seguindo todas as medidas de prevenção à disseminação da Covid-19.

Para o Frei Tarcísio, esse curso vem reforçar a cultura de compromisso com a qualidade do hospital. “É muito importante buscarmos nos atualizar e com isso aumentar o conhecimento teórico-prático nosso, enquanto profissional, e também da nossa equipe. É muito gratificante ver o empenho de vocês e que isso reflita no atendimento aos nossos idosos”, afirma o Frei.

A cerimônia também contou com a participação online, da coordenadora da área técnica em saúde do idoso da Secretaria de Estado da Saúde do Governo de São Paulo, Claudia Fló, e com o Dr. Francisco Souza do Carmo, diretor técnico do IPGG.

O Curso

De 15 de março a 29 de novembro de 2019, esses profissionais se reuniram todas as sextas-feiras para assistir às web-aulas do curso, discutir sobre o conteúdo proposto nas aulas e buscar formas de implementá-las nos atendimentos do dia a dia junto à equipe multiprofissional.

Os profissionais formados na capacitação foram: Berta Lúcia da Silva – enfermeira; Edineia Pereira Vieira – líder de recepção; Edna Maria Amaro - Supervisora de Humanização; James Falconi Belchior - fisioterapeuta; Marcia Cristina Berto Parron - enfermeira; Mariana Passos Rodrigues – fonoaudióloga; Renata Aparecida Viana - nutricionista; Sandra Buzanelli dos Santos Estácio - assistente de humanização; Soellyn Maiara Ulian – enfermeira; Tatiane Domingos dos Santos – farmacêutica.

Para a enfermeira Márcia Berto Parron, essa capacitação vai muito além do aprendizado em si e está ajudando a aumentar ainda mais a qualidade do serviço prestado no HR. "Com o conteúdo do curso, conseguimos alinhar mais estratégias de cuidados junto à equipe multiprofissional, para lidar com o paciente idoso. Além disso, temos ampliado o cuidado com a família desse paciente também. Isso só traz benefìcios aos nossos pacientes", afirma. 

Devido á pandemia da COVID-19, o curso não foi realizado nesse ano de 2020. Porém, o objetivo do HRPP é que mais colaboradores participem dessa capacitação nas próximas edições. 

Hospital Amigo do Idoso

Ainda de acordo com Frei Tarcísio, essa capacitação vai de encontro com as ideias propostas pelo programa “Selo de Hospital Amigo do Idoso”, do qual o HRPP possui o Selo Intermediário desde o ano passado, e também pelo Selo de Compromisso com a Qualidade Hospital, mantido pela Associação Paulista de Medicina (APM), conquistado em maio de 2019. “Nossa proposta de aderir ao selo vai muito além de ter um título. Não queremos o selo pelo selo, mas queremos estar nesses programas para nos capacitarmos cada vez mais e trazer cada vez mais qualidade no atendimento à população”, destaca.


Tags: