Banco de Sangue do HR irá atender em horário especial durante o Natal e Ano Novo
unidade faz apelo à população que tem condições de fazer a doação de sangue


22/12/2020 14:38:00 Assessoria de Imprensa NOTÍCIAS

O Banco de Sangue do Hospital Regional de Presidente Prudente 'Dr. Domingos Leonardo Cerávolo' irá funcionar em horário especial neste final de ano. Os atendimentos nos dias 24, 25, 31 e 1º de janeiro estarão suspensos. Já nos outros dias, a unidade funciona normalmente, das 7h às 17h, inclusive aos domingos. 

Essa adequação nos dias de atendimento se deve pelo fato da unidade seguir o horário de expediente do Hemocentro de Ribeirão Preto, ao qual é vinculada. 

A coordenadora do Banco de Sangue do HR, Dra. Margarida Silveira, faz um apelo àqueles que estiverem em condições de doar. "O fluxo de atendimento no hospital continua mesmo durante a Pandemia e a necessidade de bolsas de sangue também. Precisamos da população para continuar salvando vidas, uma vez que o sangue é um importante remédio que não pode ser comprado. Se você está bem de saúde, pratique esse gesto de amor". 

"É importante lembrar que a coleta da doação é feita num ambiente totalmente seguro, respeitando todos os protocolos de distanciamento e higienização estabelecidos pelo Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde do Governo de São Paulo e protocolos internos revisados pelos nossos infectologistas, para prevenir a disseminação do novo Coronavírus", ressalta Margarida. 

Doações de sangue diminuíram durante a Pandemia

O mês de dezembro e janeiro, período tradicionalmente de férias, sempre resulta numa queda de aproximadamente 25% no número de doadores de sangue. Porém, durante a Pandemia, esse índice caiu ainda mais. 

De 1 a 20 de dezembro de 2020, foram registradas 362 bolsas doadas, sendo que no mesmo período do ano passado, foram 556 doações. Ou seja, houve uma redução de 34% nas doações. 

Quem pode ser um doador de sangue?

Pessoas entre 16 a 69 anos (menores de 18 devem estar acompanhados pelo responsável) e que não possuam doenças autoimunes. Pessoas que tiveram contato com pacientes suspeitos ou confirmados com a Covid-19 devem respeitar o período de isolamento antes de realizar a doação. Pacientes que testaram positivo para a Covid-19 podem fazer a doação após 30 dias de serem considerados curados para a doença. 

Para doar basta comparecer no Banco de Sangue do HR, localizado na Avenida José Bongiovani, 1297, descansado e portando um documento oficial com foto. 

Horário de funcionamento do banco de sangue do HR durante o Natal e Ano Novo:

- Dia 23/12: Funciona normalmente, das 7h às 17h;
- Dia 24/12: Não haverá expediente;
- Dia 25/12: Não haverá expediente;
- De 26 a 30/12: Funciona normalmente, das 7h às 17h;
- Dia 31/12: Não haverá expediente;
- Dia 01/12: Não haverá expediente;
- A partir de 02/12: Retoma seu horário de funcionamento normal, sendo todos os dias, das 7h às 17h, inclusive aos domingos e feriados.

Mais informações podem ser obtidas através do telefone (18) 3229-1570 ou pelo site: hrpresidenteprudente.org.br 

 

Tags:  

Galeria