Núcleo de Hemoterapia do Hospital Regional de Presidente Prudente prepara lanche e decoração especial para celebrar o Dia Mundial do Doador de Sangue
Celebrado em 14 de junho, data homenageia os doadores de sangue da unidade


10/06/2021 11:33:34 Assessoria de Imprensa | Bianca Santos NOTÍCIAS

Em comemoração ao Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado em 14 de junho, o Núcleo de Hemoterapia do Hospital Regional de Presidente Prudente ‘Dr. Domingos Leonardo Cerávolo’ prepara lanche e decoração especial para a próxima segunda-feira, como forma de homenagear os doadores e convidar a população a doar sangue no “Junho Vermelho”, mês de incentivo a esta prática de cidadania.

Segundo a coordenadora do Banco de Sangue, Margarida Silveira, durante a pandemia o número de doações caiu e, na unidade, a queda intensificou-se ainda mais neste ano, chegando a 50% nos meses de março, abril e maio com o agravamento dos casos e número de mortes por Covid-19. “Enquanto em janeiro e fevereiro do ano passado havia uma média de 1.200 bolsas coletadas mensalmente, hoje estamos com cerca de 600. Ressaltamos que todos os tipos sanguíneos são importantes, porém, aqueles de Rh negativo esgotam-se primeiro, porque são mais raros na população”, esclarece.

Para assegurar a efetividade da doação, a unidade segue todas as orientações e protocolos do Ministério da Saúde e do Governo do Estado de são Paulo, como por exemplo, disponibilizando álcool gel em suas dependências, propiciando o distanciamento social recomendado e exigindo o uso obrigatório de máscaras aos doadores e colaboradores.

 

Já se imunizou contra a Covid-19 e pretende doar sangue?

Orienta-se que aqueles que se imunizaram com a vacina contra a Covid-19 ‘Coronavac’ aguarde 48 horas para que realize a sua doação de sangue, já para aqueles que receberam a ‘Astrazeneca’, recomenda-se a espera de sete dias. Por ser referência para atendimentos de média e alta complexidade para 45 municípios que compõem o Departamento Regional de Saúde (DRS-11), a unidade necessita de doações de sangue para o tratamento de diversas doenças, inclusive do uso de plaquetas para casos graves e cirúrgicos.

 

Funcionamento

O horário de funcionamento da unidade é das 7h às 17h, todos os dias da semana, inclusive aos sábados, domingos e feriados. O Banco de Sangue possui uma entrada exclusiva e segura para o atendimento de toda a população, pela lateral direita do Hospital Regional (Rua José Bongiovani, 1297), no antigo Laboratório de coleta). 

 


Tags:  

Galeria