HR e AAPC firmam parceria para oferecer acolhimento a pacientes oncológicos
AAPC oferece ambiente para descanso e atendimento multiprofissional


25/06/2021 16:07:35 Bianca Santos e Fabio Reis | Assessoria de Imprensa NOTÍCIAS

 

O Hospital Regional de Presidente Prudente “Dr. Domingos Leonardo Cerávolo” e a Associação de Apoio ao Portador de Câncer (AAPC), formalizaram na manhã desta quinta-feira (24/06), uma parceria para ofertar acolhimento aos pacientes oncológicos que realizam tratamento na unidade e seus familiares. São serviços que integram alimentação, descanso e apoio da equipe especializada como: fisioterapeuta, nutricionista, assistente social e psicóloga.

A parceria veio para somar esforços com o serviço de oncologia oferecido no HR. De acordo com o diretor administrativo do Hospital Regional, Frei Tarcísio Marchini, a AAPC é uma instituição séria e que busca o bem-estar de pacientes que enfrentam uma doença tão delicada quanto o câncer. “Toda ajuda é bem-vinda e essa nossa nova parceria com a Associação de Apoio ao Portador de Câncer surgiu para trazer ainda mais qualidade de vida para os nossos pacientes. Somos infinitamente gratos pela assistência prestada aos usuários da nossa instituição”, diz.

Segundo o médico oncologista do HR, André Genaro, desde a inauguração do serviço de oncologia no final de 2013, até hoje, são mais de seis mil pacientes acolhidos na unidade. “Como recebemos pessoas de toda a região que compreende o Departamento Regional de Saúde XI [DRS-XI], essa parceria é fundamental, principalmente para os pacientes mais carentes, que precisam de uma assistência especializada e multiprofissional. Esses pacientes muitas vezes necessitam de recursos como: dieta enteral, suplementação, assistência psicológica, fisioterapia e até mesmo de cesta básicas para manter a família, além de um lugar que possam permanecer enquanto fazem o tratamento”, explica.

Um exemplo de paciente assistido pela AAPC é o sr. José Adilson Camilo, morador de Rosana. Todos os dias que possui consulta no serviço de oncologia do HR, ele acorda às duas horas da manhã e passar por três horas de viagem, até chegar ao hospital. No período em que não está fazendo a quimioterapia, ele vai até a AAPC para utilizar os espaços de descanso e alimentação do local e, também, receber atendimento da equipe multiprofissional.

“Ter o apoio da associação é muito bom para mim. Consigo ter um espaço para me alimentar, descansar e ainda conversar com a fisioterapeuta, psicólogo e nutricionista em meio às viagens que são bem cansativas. Realmente tem sido algo muito importante para o meu tratamento”, destaca Camilo.

 

Ônibus itinerante

Outra ação que será englobada por meio da parceria entre a AAPC e o HR de Presidente Prudente, é a vinda do ônibus itinerante para uma localidade entre o Hospital Regional e o AME, com a oferta de exames de Papanicolau - exame que propicia o diagnóstico precoce do câncer do colo de útero. O oncologista André Genaro, ressalta que este serviço que será trazido futuramente para o HR/AME poderá salvar muitas vidas.

“A vinda do ônibus está prevista para a última semana do mês de outubro [mês alusivo à prevenção do câncer de mama e colo uterino] e, deve agilizar o atendimento de mulheres que dependem da rede pública de saúde. Bastará apenas trazer um documento oficial com foto para ser atendida e o cartão do SUS [Sistema Único de Saúde]. Se houver alguma alteração, esta paciente será encaminhada para uma Unidade Básica de Saúde [UBS] de sua cidade para o acompanhamento médico”, finaliza.

 

Onde buscar ajuda?

Atualmente, a Associação possui duas unidades: A Casa de Apoio “Geraldo Ribeiro”, localizada na Avenida Manoel Goulart, 3261 – fundos e a Casa de Apoio “Oncologia”, localizada na Avenida Coronel José Soares Marcondes, 2380. Já a sede administrativa da AAPC fica na Avenida Marechal Deodoro, 375.

Para mais informações, basta acessar o site associacaodocancerpp.com.br ou entrar em contato pelo telefone (18) 3355-4944.

 

Todos podem colaborar nessa luta!

Para ajudar a manter as despesas mensais, a AAPC possui dois brechós, onde são vendidos artigos de vestuários, decoração, artesanato, móveis e eletrodomésticos. Então, toda a população pode colaborar adquirindo esses produtos ou então doando itens em bom estado de conservação.


Tags: