Serviço de Dermatologia do HR recebe título de “Caso Destaque” em evento do laboratório Janssen
Evento ocorreu neste mês de agosto


25/08/2021 16:21:51 Assessoria de Imprensa | Bianca Santos NOTÍCIAS

O Serviço de Dermatologia do Hospital Regional de Presidente Prudente ‘Dr. Domingos Leonardo Cerávolo’ recebeu, no último dia 14 deste mês, o título de “Caso Destaque” no evento “YEP - Young Experts in Psoriasis - 2021”, promovido pela Janssen, indústria farmacêutica.

A supervisora do Programa de Residência em Dermatologia do HR, Dra. Marilda Milanez Morgado de Abreu, conduziu como orientadora o estudo de caso clínico apresentado pela médica residente Jéssica Pareja Guerra. “O evento recebe trabalhos sobre psoríase de diversos serviços credenciados pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. Nós concorremos com profissionais do Brasil inteiro, mas conseguimos o título para a nossa instituição”, afirma.

O caso clínico apresentado foi de um sinal raro e pouco compreendido até mesmo por ‘experts’, em um paciente de 51 anos, que possui psoríase - uma desordem inflamatória crônica que acomete pele e articulações – e que realiza seu acompanhamento no ambulatório de Dermatologia da unidade. Segundo a médica residente Jéssica, este sinal raro instigou-a a realizar o estudo de caso, para compreender a doença a fundo. “O paciente em questão já realizava o seu tratamento conosco, porém, em março deste ano, as placas avermelhadas, secas e com escamas prateadas na pele, apresentou também a presença de um ‘halo’ esbranquiçado, conhecido por anel de Woronoff”, explicou.

A partir deste momento, Jéssica e sua orientadora se empenharam em estudar o porquê deste surgimento. “Para muitos, este sinal é desconhecido. Além disso, nas raras ocasiões em que ele aparece, observamos que está relacionado à regressão da lesão. Ou seja, notamos que o tratamento proposto está sendo eficaz. No caso específico que fora apresentado, ele segue em acompanhamento conosco e possui uma evolução satisfatória em seu quadro clínico”, diz.

 

Visibilidade a nível nacional

A participação de profissionais do Hospital Regional em eventos como estes, demonstra a qualidade do serviço prestado para os 45 municípios que compõem o Departamento Regional de Saúde 11 (DRS-XI). “É de extrema importância a nossa participação em eventos desta proporção, visto que demonstramos para todo o país a qualidade do nosso serviço, além de estimularmos através da residência o conhecimento científico com bases sólidas. Tenho certeza que a minha passagem pelo HR não foi em vão, pude contribuir com o serviço e trouxe um prêmio para a instituição”, destacou a médica residente.

Para a Dra. Marilda, que representou o Hospital Regional no evento e a pós-graduação da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), o prêmio de “Caso Destaque” no evento mostra também o estímulo das instituições ao conhecimento científico entre os alunos. “Não é sobre aprender somente a Dermatologia, mas compreender cientificamente o porquê que determinados tipos de doenças surgem. Quando a Jéssica estudou sobre o anel de Woronoff, ela buscou a essência do saber, visando a tratar e curar, entendendo os mecanismos que levavam a recuperação do paciente”, finalizou.


Tags:  

Galeria