HR de Prudente inicia captação exclusiva de córneas para transplante
Iniciativa viabiliza transplante de córneas para pacientes que aguardam na fila


26/10/2021 16:02:35 Assessoria de Imprensa | Bianca Santos NOTÍCIAS

O Hospital Regional de Presidente Prudente 'Dr. Domingos Leonardo Cerávolo', iniciou, neste mês, um serviço especializado de captação de córneas para transplantes. Anteriormente, estes tecidos eram extraídos somente em captações de múltiplos órgãos e apenas em casos de morte encefálica. 

“A partir de outubro, o procedimento poderá ser efetuado de forma isolada, extraindo apenas as córneas do paciente que obteve o aceite familiar, sem que haja necessariamente a morte encefálica, como também óbito por outras causas comprovado. Além disso, o tecido ocular do doador deve possuir as condições adequadas para a doação”, explica a enfermeira e responsável pela CIHDOTT (Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos e Transplantes), Janaine Fernanda dos Santos.

O primeiro procedimento de captação exclusiva de córneas teve como doador um homem de 78 anos, mediante autorização da família após seu falecimento.

Com a medida, a unidade também auxilia a rede de transplantes encaminhando tecidos doados ao serviço de referência de transplantes em São José do Rio Preto (SP) - o Hospital de Base - por meio de transporte aéreo viabilizado com apoio da Central de Transplantes do Estado de São Paulo. 

A CIHDOTT é uma equipe formada por profissionais de Medicina e Enfermagem responsáveis pelas ações relacionadas à captação de órgãos para transplantes no Hospital Regional de Presidente Prudente. A comissão acolhe e proporciona a oportunidade a vários familiares da região de realizar o desejo de seus entes que partiram: realizar a doação de órgãos e ajudar ao próximo.


Tags:  

Galeria