Matriciamento e Transição do Cuidado são temas de reunião entre HR e SES
Encontro discute otimização da rede de atenção à saúde da região


19/11/2021 08:00:26 Assessoria de Imprensa | Fotos: Fabio Reis NOTÍCIAS

O Hospital Regional de Presidente Prudente “Dr. Domingos Leonardo Cerávolo vem desenvolvendo ao longo dos anos a Transição do Cuidado. Realizada sempre no coletivo, junto aos pacientes, familiares e unidades básicas de saúde, o objetivo é a continuidade do tratamento no território de origem do paciente.

Esse trabalho foi tema de uma reunião realizada na manhã desta quarta-feira (17) no HR com articuladoras de humanização da Secretaria de Estado da Saúde do Governo de São Paulo, Cleusa Abreu e Rose Challouts, representantes da equipe multiprofissional do HR, que é responsável pela organização desse trabalho, juntamente com assessores administrativos do hospital e Centro Integrado de Humanização.

Na oportunidade, eles partilharam as experiências exitosas vivenciadas até aqui e as oportunidades de melhoria que podem acontecer. Para a Dra. Patrícia Luizari e equipe multiprofissional da pediatra do HR, esse trabalho vem sendo bem feito por toda a equipe multiprofissional, onde organiza os insumos, equipamentos, articulam com a rede de saúde básica, capacita mais de um cuidador e essa atuação beneficia tanto os pacientes quanto o sistema de saúde da região. "Temos visto que quando a alta qualificada acontece, o paciente é beneficiado, pois a qualidade de vida dele aumenta com essa rede de saúde apoiando todo o seu tratamento. E isso também reflete positivamente no sistema de saúde, evitando novas complicações e reinternações", explicou.

Para Rose, todo esse projeto visa colocar em prática o “SUS que deu certo”, já que integra todo o sistema de saúde, dando suporte total aos pacientes e suas famílias.

O objetivo é ampliar esse trabalho, fortalecendo toda a rede de saúde. “Viemos conhecer esse trabalho que já é realizado aqui e como podemos potencializar isso junto a outras unidades de saúde, para que ampliemos a eficácia e qualidade dessa transição de cuidado”, explicou Cleusa Abreu.


Tags:  

Galeria