O Hospital Regional de Presidente Prudente ‘Dr. Domingos Leonardo Cerávolo’, comemorou, nesta terça-feira (22/02), o seu 25º aniversário. Inaugurado em fevereiro de 1997, o antigo Hospital Universitário (HU), foi adquirido pelo Governo do Estado de São Paulo em 2009, e, recebeu a denominação de Hospital Regional, sob a gestão da OSS (Organização Social de Saúde) Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus, tornando-se referência em assistência médica eletiva de média e alta complexidade para todo o Departamento Regional de Saúde XI (DRS-XI), possuindo a cobertura de mais de 720 mil pessoas de todo o Oeste Paulista.
Este gigante não só no tamanho, mas no coração e na saúde pública do interior paulista, transformou-se em referência no acolhimento aos pacientes infectados pela Covid-19 em 2020. Leitos de Unidade de Terapia Intensiva e enfermaria especializados contra o Coronavírus foram abertos, mobilizando todos os colaboradores em uma batalha que, no início, ainda era desconhecida. Patrícia Ferreira Lopes, moradora de Tarabai, foi a primeira paciente do Hospital Regional com a confirmação de infecção pelo vírus a receber alta, após 34 dias de internação.
“O HR foi fundamental para a minha recuperação, fui prontamente atendida e essa agilidade fez toda a diferença no meu tratamento. Em termos de assistência eu não tive cuidadores, mas sim amigos. Só tenho a agradecer e a parabenizar o Hospital Regional, seus colaboradores não são apenas profissionais, eles também são humanos que possuem família e medos como a gente, porém, em momento algum me desampararam. Se não fosse todo amor e dedicação de cada um desta unidade, eu não estaria aqui hoje”, diz.
Mas o que faz o HR ser uma referência em saúde no interior de São Paulo?
A resposta é simples, é a junção da utilização de alta tecnologia hospitalar, gestão assertiva e uma equipe guiada pela humanização e, principalmente, pelo amor. Segundo o diretor da unidade, Frei Tarcísio Marchini, cada colaborador do Hospital Regional é como se um fosse um órgão do corpo humano, possuem suas particularidades e são essenciais para o funcionamento de toda a estrutura.
“Cada colaborador, setor, função é vital e essencial. Cada um dentro da sua área de atuação tem sua relevância, mas a falta de um destes setores pode desencadear um processo de falimento deste hospital. Então é um sentimento de muita gratidão que eu tenho por cada um dos colaboradores, porque a humanização não acontece só no nível da administração, da assistência médica ou da enfermagem, ocorre em todos os setores, desde a higienização, copa, jardinagem e outras diversas. Cada um destes mais de dois mil colaboradores é como um órgão, de importância vital para o hospital”.
Além disso, o frade ressalta a assistência de qualidade ofertada pela unidade. “Nós proporcionamos assistência de qualidade, porque possuímos profissionais de ponta - em razão de sermos um hospital de ensino - que tem por objetivo formar especialistas. Por isso, temos médicos e profissionais de diversas áreas da saúde, excelentes em conhecimento e técnica, até mesmo por possuirmos Programas de Residências que atraem profissionais de todo o país”, destaca.
Um hospital que transforma vidas
A telefonista Marta Silva Vieira, está na instituição há 24 anos e conta emocionada que tanto o HU, quanto o HR, transformou sua vida e expressa gratidão pelo que conquistou através de seu trabalho. “Foi aqui que desenvolvi a condição de poder educar e ver crescer os meus filhos. Comecei como copeira no antigo Hospital Universitário e a atual gestão confiou no meu empenho, logo fui promovida para o setor de telefonia. Amo a minha função, ser reconhecida pela minha voz e por quem sou. Não me vejo em outro lugar e isso só foi possível graças ao Hospital Regional, muito obrigada!”, afirma Marta com lágrimas nos olhos.
Hospital Selado
A diversidade de serviços com atendimento de excelência é reconhecida por meio de prêmios e moções que o HR de Presidente Prudente recebe. O mais recente e mais importante de sua história - até então - é o título de único hospital 100% SUS do país com o Selo de Compromisso com a Qualidade Hospitalar. Desta forma, a unidade hospitalar alcançou a Conformidade do Programa CQH - Compromisso com a Qualidade Hospitalar, mantido pela Associação Paulista de Medicina (APM) e visa estabelecer protocolos e critérios de qualidade para as instituições de saúde, visando garantir uma assistência mais segura e eficiente à população. Além de possuir o Selo Intermediário de Hospital Amigo do Idoso, que garante aos idosos atendidos e seus acompanhantes um tratamento mais atento e especializado às suas necessidades.