HR e AME promovem campanhas em prol do meio ambiente


24/06/2022 07:46:21 Assessoria de Imprensa | Weverson Nascimento NOTÍCIAS

O Hospital Regional de Presidente Prudente ‘Dr. Domingos Leonardo Cerávolo’ e o AME (Ambulatório Médico de Especialidades) fazem parte do “Projeto Conscientizar – Casa de Cura Sustentável”, que elenca 10 ações de sustentabilidade. Para contribuir com o meio ambiente, as unidades prudentinas de saúde gerenciadas pela Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus realizam campanhas como, uso racional de energia, adote uma caneca, impressão consciente, transporte eficiente e solidário, coleta seletiva de resíduos não contaminantes, Papa Pilha, Lixo Eletrônico e o Plante Vida.
A iniciativa "Plante Vida", em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Presidente Prudente (Semea), realiza a distribuição de mudas de árvores para os pais de bebês recém-nascidos no ato da alta da UTI Neonatal (Unidade de Terapia Intensiva Neonatal) do HR. 
O projeto visa homenagear a força das crianças que lutam pela sua sobrevivência, reforçando também a importância da preservação do meio ambiente na contribuição para a qualidade de vida das futuras gerações. Em junho deste ano, inclusive, a ação completou seu primeiro ano com 145 crianças beneficiadas.
A primeira contemplada com a doação da muda de árvore e do certificado de participação da iniciativa no Hospital Regional de Presidente Prudente foi a Ana Paula Vitor dos Santos, moradora de Santo Anastácio e mamãe do Calleb, nascido com apenas um quilo e oitenta gramas. A mãe conta que a árvore, que foi plantada em Teodoro Sampaio (SP), representou um renascimento para vida do filho. “A árvore representou um renascimento, porque meu filho tinha acabado de sair da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Graças a Deus ele teve alta”, destaca Ana após um ano da ação. 

“MelhorAr”
É notório que a ação humana tem sido, ao longo da história, responsável por danificar o meio ambiente, portanto, é uma responsabilidade ampliar cada vez mais a consciência ambiental e mudar comportamentos. O crescimento das emissões de gases de efeito estufa contribui para as mudanças climáticas e agrava o problema do aquecimento global. Esses gases também resultam em contaminação do ar, que representam riscos graves para a saúde humana. 
Para ajudar a “MelhorAr” o ar que respiramos, as unidades de saúde incentivam à adesão a meios de transporte mais eficientes e solidários. E, para cumprir com mais esta ação, o HR e o AME contam com espaços específicos para o colaborador que vem com a sua bicicleta. No Hospital Regional contamos com um bicicletário no estacionamento próximo ao Banco de Sangue (antigo laboratório de coleta), e no AME, no antigo SAME. 
E aos colaboradores que vem com o seu carro, que tal participar da “Carona Solidária”? A medida, certamente, é uma maneira eficiente de ajudar a diminuir as emissões de gases poluentes, bem como fazer novos amigos. 

Papa Pilhas
O “Papa Pilhas”, lançado em setembro de 2021, trata-se de uma ação permanente a qual busca armazenar e descartar de maneira correta as pilhas e baterias utilizadas nos equipamentos eletroeletrônicos. A ação, portanto, visa conscientizar os colaboradores da importância da destinação correta para esses resíduos, que podem causar impactos significativos para saúde humana e ambiental caso sejam descartados incorretamente. 
Em 2021, as unidades entregaram, juntas, cerca de 50 kg de materiais para o SESC de Presidente Prudente, que ficou responsável pela destinação final dos resíduos para empresa certificada.

Lixo Eletrônico
Com o objetivo de evitar a destinação incorreta de equipamentos eletrônicos, atualmente, o Hospital Regional e o AME, juntamente com os setores da Engenharia Clínica, Patrimônio e Tecnologia da Informação, também separam e reciclam os equipamentos que são desativados. O material descartado é destinado ao tradicional mutirão do Lixo Eletrônico de Presidente Prudente, realizado pela Prefeitura e outras parcerias. 
A ação tem proposta educativa e é intensificada através da intranet, canais digitais e outros meios que buscam incentivar os colaboradores a fazerem o mesmo com resíduos eletrônicos domésticos.

Consumo de energia
Reduzir o consumo de energia parece difícil quando se reflete sobre as facilidades que ela proporciona no dia a dia. Por isso, pensando em incentivar a cultura de sustentabilidade entre os colaboradores, as unidades promovem a campanha pelo uso racional de energia elétrica. A ação busca conscientizar os funcionários das instituições quanto ao consumo racional de energia elétrica, visto que, é um hábito que reflete não somente na questão financeira das unidades. 

Adote uma Caneca
Ainda pensando no impacto ambiental causado pelo consumo frequente de copos descartáveis, as unidades provem a campanha “Adote uma Caneca”. A iniciativa busca motivar os colaboradores a trazerem a sua própria garrafa para o consumo de água durante a jornada de trabalho, bem como, sua caneca para consumo do café. 

Coleta seletiva
Outra ação criada pelas unidades é a coleta seletiva de resíduos não contaminantes. Para a execução desta atividade, uma parceria entre o HR e a Cooperativa de Trabalhadores de Produtos Recicláveis de Presidente Prudente (Cooperlix) foi firmada, com a disponibilização de uma “big bag” por parte da cooperativa. Os resíduos acomodados nesta sacola são entregues para a cooperativa, que designará uma destinação final adequada do material selecionado.

Consciência ambiental
Mas, as ações que visam à consciência ambiental não param por ai. As instituições ainda promovem a campanha educativa de impressão consciente, que tem o objetivo de promover nos colaboradores o uso racional de papel em setores, além de utilizar a impressão somente quando necessário.

Junho Verde
No dia 7 de junho de 2022, o Senado aprovou, em definitivo, o projeto de lei que institui o “Junho Verde”, uma campanha de conscientização ambiental que será conduzida pelos poderes públicos junto às escolas, empresas, igrejas e comunidades indígenas. A campanha deve ser promovida anualmente pelos poderes públicos federal, estadual e municipal, com o objetivo de desenvolver o entendimento da população sobre a importância da conservação dos ecossistemas e do controle da poluição, e da degradação dos recursos naturais. 
É importante lembrar que o Papa Francisco, há sete anos, em sua encíclica, já chamava a atenção para a forma como a população mundial estava lidando com o planeta e a natureza. Por isso, o HR fomenta iniciativas como estas, que incitam a preservação ambiental para as próximas gerações.


Tags:  

Galeria