HR realiza mutirão de diagnóstico de câncer de pele neste sábado
Atendimentos clínicos e cirúrgicos abertos ao público em geral ocorrerão das 9h


01/12/2022 12:58:40 Weverson Nascimento NOTÍCIAS

O Hospital Regional de Presidente Prudente 'Dr. Domingos Leonardo Cerávolo', em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), realizará, neste sábado (03/12), o mutirão de prevenção e diagnóstico de câncer da pele em alusão ao “Dezembro Laranja”. Os atendimentos clínicos e cirúrgicos abertos ao público em geral ocorrerão das 9h às 15h, no ambulatório da unidade hospitalar.  
A campanha do Dezembro Laranja, organizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, promove a conscientização a respeito dos riscos do câncer de pele, orientando a população a manter hábitos adequados de proteção solar (fotoproteção) e a realizar regularmente visitas ao dermatologista para obter uma avaliação especializada.  
Em 2022, a SBD realizará seus tradicionais atendimentos presenciais e gratuitos para a prevenção ao câncer de pele. A iniciativa acontecerá em cerca de 100 centros cadastrados e espalhados por todo o país, incluindo o Hospital Regional de Presidente Prudente.   
Segundo o médico dermatologista que está à frente da campanha na unidade, Doutor Murilo Carapeba, é preciso conscientizar e buscar estimular o aumento do diagnóstico precoce do câncer de pele, pois amplia as chances de sucesso no tratamento. “Neste ano, a busca pela conscientização tem como foco alertar para a necessidade de cuidados de prevenção permanentes, seja nos momentos de lazer, seja na praia ou nos parques, por exemplo. Mas também durante a rotina diária, inclusive no dia a dia de afazeres do trabalho”, explica o especialista.  
Desta forma, “Não espere até sentir na pele” é a mensagem central da campanha do Dezembro Laranja 2022. Esse mote estará presente em uma série de conteúdos desenvolvidos pela SBD especialmente para a ação.   

Câncer de pele 
O câncer da pele responde por 33% de todos os diagnósticos desta doença no Brasil, sendo que o Instituto Nacional do Câncer (INCA) registra, a cada ano, cerca de 185 mil novos casos. O tipo mais comum, o câncer da pele não melanoma, tem letalidade baixa, porém seus números são muito altos. 
A doença é provocada pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Essas células se dispõem formando camadas e, de acordo com as que forem afetadas, são definidos os diferentes tipos de câncer. Os mais comuns são os carcinomas basocelulares e os espinocelulares, responsáveis por 177 mil novos casos da doença por ano. Mais raro e letal que os carcinomas, o melanoma é o tipo mais agressivo de câncer da pele e registra 8,4 mil casos anualmente. 

Serviço 
O Ambulatório está localizado na Avenida Comendador Hiroshi Yoshio, no complexo de saúde de Hospital Regional de Presidente Prudente. O atendimento gratuito ocorrerá das 9h às 15h. 


Tags:  

Galeria