“Além do bem que fazemos ao próximo, existe um sentimento de crescimento pessoal e espiritual imenso pelos dias em que estivemos lá”, detalha o médico anestesista do Hospital Regional de Presidente Prudente, André Fernandes de Souza, que participou de uma missão no Barco Hospital Papa Francisco, que atende comunidades ribeirinhas na região amazônica, em novembro de 2022. A unidade hospitalar foi idealizada pela Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus.
Antes mesmo de iniciar os trabalhos, ainda em Santarém (PA), o médico detalha que houve um misto de sentimentos, principalmente por ser algo fora de sua rotina, o que despertou certa ansiedade e expectativas sobre a missão. Contudo, descreve que atender no barco hospital foi algo completamente “inusitado e surreal”. “Existe uma energia, uma espiritualidade ao redor de todos e no ambiente, que não consigo descrever em palavras”, se recorda.
Realização dos atendimentos
Ainda segundo ele, a região onde o barco atende é totalmente diferente do que estamos habituados. Em alguns lugares visitados, inclusive, detalha que as comunidades ribeirinhas não contavam com alguns recursos necessários, como saneamento básico ou energia elétrica, por exemplo. “A comunidade onde paramos inicialmente, chamada de Casa Grande, era o ponto onde tínhamos um suporte mínimo para que as pessoas pudessem ir ao encontro do barco para a realização dos atendimentos”, frisa.
Durante essa experiência, explica que anestesiou para cirurgias de pequeno e médio porte, tais como hernioplastia inguinais e/ou incisionais, colecistectomias convencionais, exéreses de lipomas e de cistos, hidrocelectomias, postectomias, entre outras.
Passados os dias como missionário no Barco Hospital Papa Francisco, André afirma que pretende retornar para experiência, da qual descreve, que, “sem dúvidas, foi única”. “Quem tiver a oportunidade, recomendo que realize essa viagem. Você entra com uma mentalidade e sai com outra”, diz.
Barco Hospital Papa Francisco
Idealizado pela Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, o Barco Hospital Papa Francisco na Providência de Deus foi inaugurado oficialmente em 17 de agosto de 2019, na cidade de Belém (PA). Sua base está localizada na cidade de Óbidos no Pará, e atende mais de 1000 comunidades ribeirinhas na região amazônica.
A origem da iniciativa nasceu durante a Jornada Mundial da Juventude em 2013, quando a fraternidade teve a honra de receber o Papa Francisco no Hospital no Rio de Janeiro. Na ocasião, o Papa perguntou ao Frei Francisco se a Associação e Fraternidade estava presente na Amazônia. Quando o Frei Francisco respondeu "Não!", imediatamente o Santo Padre disse: "Então devem ir!".
Tal pedido deu origem ao Barco Hospital, que mede 32 metros de extensão e conta com 20 tripulantes fixos e mais 10 voluntários que se revezam em expedições entre 7 e 10 dias. O hospital flutuante tem uma estrutura moderna com consultórios médicos, odontológicos, centro cirúrgico, sala oftalmológica completa, laboratório de análises, sala de medicação, sala de vacinação e leitos de enfermaria, além de equipamentos para diagnósticos, como raio-X digital, mamografia, eco-cardiograma, ultrassom, eletrocardiograma. Além da atenção básica de saúde à população, as equipes atuam na prevenção e diagnóstico precoce do câncer com a realização de exames e triagem.
O Barco Hospital Papa Francisco é o caminho para levar saúde e assistência à população ribeirinha. Tem como apoio aos atendimentos, duas "ambulanchas" que atuam em conjunto com o Barco Hospital, enquanto uma faz as triagens nas comunidades para otimizar os atendimentos, a outra é munida de equipamentos de urgência e emergência para fazer a retaguarda para quaisquer intercorrências mais graves. Além de todo o trabalho de saúde, o Barco Hospital tem a coordenação de um sacerdote Frade Franciscano que é o responsável em levar a palavra de Deus, espiritualidade e a humanização a todos os atendidos pelas equipes médicas voluntárias.