Humanização em UTI: sinônimo de valorização e cuidado especializado em casos de alta complexidade
Atendimento especializado e humanizado é a marca do HRPP


06/03/2023 11:02:43 Assessoria de Imprensa | Bianca Santos NOTÍCIAS

Acolher com dignidade, comprometimento, amor e profissionalismo na área da saúde. Assim é a experiência humanizada proporcionada ao paciente assistido no Hospital Regional de Presidente Prudente ‘Dr. Domingos Leonardo Cerávolo’, especialmente nas Unidades de Terapia Intensiva - geral, especializada, coronariana, neonatal e pediátrica -, onde os cuidados envolvem casos de alta complexidade.

Desde 2003, a Política Nacional de Humanização foi implantada na rede do Sistema Único de Saúde (SUS), com o objetivo de promover a qualificação da saúde pública no país, por meio de práticas de atenção e gestão. Desta forma, o HR exerce a humanização com os seus colaboradores, pacientes e acompanhantes, para que a relação com a unidade seja harmônica e de valorização.

Segundo a médica responsável técnica da UTI Geral do HR, Dra. Maria Beatriz Marcussi Moretti, as práticas de humanização da unidade englobam diversas ações, como: visita estendida em casos paliativos e terminais, banho de sol aos pacientes internados em longa data, contato pele a pele entre mãe e filho - também conhecido como método canguru -, a transição do cuidado das Unidades de Terapia Intensiva para pacientes de alta complexidade, entre outras.

“Nós buscamos, através de nossas ações de humanização, favorecer a memória afetiva, porque quando a pessoa se sente acolhida em suas necessidades, tenderá a ter boas recordações dos momentos vividos e isso inclui também o processo de cura do paciente”, disse.

 

Experiências que marcam

Todos os usuários acolhidos no Hospital Regional de Presidente Prudente recebem um atendimento humanizado e especializado, porém, há casos em que os pacientes marcam a vida daqueles que lutam pela sobrevivência dos assistidos ou para oferecer uma finitude com dignidade e conforto. Segundo o médico da Unidade de Terapia Intensiva Especializada II do HR, Dr. Germano Albieri Peres, o ato de humanizar se estende a todo o hospital, inclusive aos familiares dos pacientes.

“Quando um paciente adoece, a família também sofre com a internação, por isso tentamos proporcionar o melhor neste momento. Um caso que me marcou foi o seo José, um paciente sob cuidados paliativos com câncer de pâncreas metastático, que se encontrava na UTI e logo seria seu aniversário. Nós perguntamos para ele como gostaria que fosse seu último aniversário, e ele respondeu que seria um churrasco em família. Não conseguiríamos proporcionar algo como ele queria, e nos adaptamos dentro das limitações ao que poderia ser adequado para a ocasião”, explicou.

Ainda segundo o Dr. Germano, toda equipe médica e multiprofissional se uniu e realizou na UTI uma celebração singela do último ano de vida do paciente, seguindo as recomendações estabelecidas para a segurança da unidade. “Ele emocionou a todos com a sua alegria, mas também ao dizer que aquele foi o melhor aniversário da vida dele. Conseguimos mobilizar o hospital para trazer um pouco da casa do seo José para dentro da UTI. Isso refletiu na gratidão da família pelo cuidado e humanização, mesmo com a sua evolução a óbito devido à gravidade do quadro clínico.”

 

Humanização e religiosidade

O Hospital Regional de Presidente Prudente é mantido pelo Governo do Estado de São Paulo e gerenciado pela Associação Lar São Francisco, por isso também possui em seus valores dois fortes pilares: os preceitos cristãos e a humanização. De acordo com o diretor de unidade, Frei Tarcísio Marchini, o HR é um grande santuário da vida e promover ações que envolvem a religiosidade e a humanização também é dar continuidade à missão de vida de Jesus, que foi atencioso e acolhedor com os enfermos mais necessitados e os curava. “Entregar para a população do Oeste Paulista atendida na unidade um atendimento humanizado e estar a serviço da vida daqueles que estão em busca de assistência, é a nossa missão e está em nosso DNA, e isso potencializa a qualidade no atendimento especializado prestado”, pontuou.  

E todo este trabalho se deve ao empenho do Centro Integrado de Humanização com a participação de todos os serviços da unidade, que buscam personalizar suas ações conforme as técnicas terapêuticas e diferentes tratamentos às pessoas internadas na instituição como um ato de amor ao próximo, segundo explica a supervisora do serviço na unidade. “O Centro Integrado de Humanização do Hospital Regional de Presidente Prudente visa a valorização do colaborador, e, sobretudo, de nossos usuários. Por isso, pensamos em estratégias de como atingir os nossos bens mais preciosos, de acordo com seu quadro clínico e singularidade”, finalizou.

 

 

 

 


Tags: