HR recebe intercambistas da França
Celia e Chloe participam do programa IFMSA/BRAZIL-Unoeste


10/07/2023 10:43:30 Weverson Nascimento NOTÍCIAS

O conhecimento é sem fronteiras! Pensando nisso, nesta quarta-feira (05/07), a alta administração do Hospital Regional de Presidente Prudente recepcionou duas intercambistas de Medicina, da Universidade de Nancy, no nordeste da França. Celia Kakuo e Chloe Rouquette fazem parte do programa IFMSA/BRAZIL-Unoeste (International Federation of Medical Students' Associations - Universidade do Oeste Paulista) e participarão, ao longo deste mês, de um estágio extracurricular em Ginecologia, Obstetrícia e Clínica Médica, na unidade que é referência em saúde regional.

Chloe Rouquette, de 24 anos, que se formou em junho deste ano na Universidade de Nancy, diz que tem gostado da experiência no HR, uma vez que os equipamentos são bons e modernos, além da humanização hospitalar. “Aqui as pessoas recebem um bom tratamento”, pontua.

Já a acadêmica Celia Kakuo, de 22 anos, que cursa o 5º ano de Medicina, considera que a estrutura do hospital é grande, se comparado com os equipamentos de saúde que frequenta na França. Além disso, destaca que as pessoas são acolhedoras e que foram bem recebidas.

Quanto à experiência em saúde no HR, Chloe explica que levará na bagagem a diferença cultural de como os processos e técnicas acontecem no Brasil. Celia, por sua vez, detalhou a primeira experiência das duas na unidade hospitalar. “Acompanhamos uma cesárea humanizada com música de fundo. Aqui as coisas são bem diferentes!”, diz surpresa.

Essa oportunidade de conhecimento e inovação é reconhecida pelo médico responsável pelo Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do hospital, Dr. Fernando Barreiros, que também recepcionou as intercambistas durante a visita técnica. “A obstetrícia é uma das cinco áreas básicas da Medicina. O HR tem um serviço de qualidade, e, por isso, realiza o treinamento dos residentes com todo carinho e atenção”.

 

Experiência no HR

Durante o encontro, as acadêmicas foram recepcionadas pelo Diretor de Unidade Hospitalar do HR, Frei Tarcísio Marchini; o Diretor Administrativo, Dr. Gustavo Nunes; e os Assessores Administrativos, Alan Zampieri, Fernando Seribeli e Julio Mesquita, que, juntos, desejaram boas-vindas.

É válido ressaltar que, com a parceria firmada com o IFMSA/BRAZIL-Unoeste, os estágios extracurriculares internacionais proporcionam trocas de conhecimentos daqueles que vêm de outros países aprimorar técnicas, fornecendo uma experiência completa da vivência dentro de um hospital, que é referência em saúde pública. De acordo com Frei Tarcísio, a unidade prudentina é um hospital de ensino, que, além da formação dos especialistas médicos e multiprofissionais, produz pesquisas que têm sido publicadas em revistas de cunho internacional. "Começamos a romper as fronteiras do país através das pesquisas. Isso traz conhecimento, uma vez que, muitos dos nossos médicos e especialistas, que são também professores e pesquisadores, têm oportunidades de participarem de congressos fora do país e levarem o trabalho do nosso hospital".

Ainda segundo o Diretor de Unidade Hospitalar, trata-se de uma oportunidade de mostrar o trabalho do equipamento de saúde, aportado nos principais valores – excelência de gestão, qualidade na assistência e humanização.

Chloe e Celia foram apresentadas à alta administração pelas diretoras de intercâmbio internacional clínico-cirúrgico da IFMSA/BRAZIL-Unoeste, Isabela Fonseca Pereira e Maria Fernanda Wehbe. Após a experiência, as intercambistas retornarão à França.


Tags: