O Hospital Regional de Presidente Prudente Doutor Domingos Leonardo Cerávolo passou a receber essa denominação em 13 de fevereiro de 2009, data em que o antigo Hospital Universitário Doutor Domingos Leonardo Cerávolo (inaugurado em 1997) foi adquirido pelo Estado e, desde então, tornou-se referência em assistência médica eletiva de média e alta complexidade à 45 municípios da região Oeste do Estado de São Paulo, que compõem a Diretoria Regional de Saúde (DRS) XI.
Desde então, a gestão do Hospital Regional de Presidente Prudente está sob a responsabilidade da OSS (Organização Social de Saúde) Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus, entidade filantrópica cristã sem fins lucrativos dedicados a acolher, cuidar e servir aqueles que mais necessitam, com atuação nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Ceará, Pará (região amazônica), Paraná e também no Haiti e Portugal. (Mais informações estão no site da Associação –www.franciscanosnaprovidencia.org.br).
Considerado o terceiro maior hospital público do interior de São Paulo e a maior unidade de saúde da região, em fevereiro de 2021 o Hospital completou 24 anos de história, diante de um cenário de evolução, conquistas e prestação de serviços e um grande desafio: Ser referência no acolhimento aos pacientes infectados pelo novo Coronavírus no Oeste Paulista. São mais de 100 leitos destinados ao enfrentamento da doença, sendo 40 de Unidade de Terapia Intensiva e 62 de enfermaria.
Em maio de 2019, o HR se tornou o único hospital 100% SUS do país a possuir o Selo de Compromisso com a Qualidade Hospitalar (CQH), uma certificação dada pela Associação Paulista de Medicina que premia os hospitais que seguem o roteiro de exigências que garante aos usuários das unidade, um serviço de qualidade e excelência. Além disso, o HR possui o Selo Intermediário de Hospital Amigo do Idoso, que garante aos idosos atendidos e seus acompanhantes um tratamento mais atento e especializado às suas necessidades.
Outra característica importante do HR é que desde 2005 somos considerados um hospital de ensino. Assim, oferecemos a residência médica e multiprofissional, que conta com mais de 200 residentes nas mais diversas especialidades da Medicina e de quatro outras áreas da saúde (Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Nutrição). Eles estão envolvidos em todas as ações assistenciais do Hospital. A unidade também serve como campo de estágios para alunos de Medicina e outros cursos da área da saúde, em uma parceria firmada com a Universidade do Oeste Paulista (Unoeste).
Estrutura
O prédio do Hospital Regional é composto por quatro blocos verticais, de quatro a seis pavimentos cada.
- 01 Bloco Administrativo
- 01 Bloco para serviços especializados
- 02 Blocos para unidades de internação
Todos as unidades são interligadas com escadas laterais, intermediária, amplos corredores e oito elevadores.
A megaestrutura do HR comporta 564 leitos, todos do Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo 66 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sendo 30 adultos, 10 coronarianas, 06 pediátricas e 20 Neonatais.
Para manter todo esse complexo hospitalar em funcionamento, o hospital conta com mais de 2 mil colaboradores, divididos em mais de 67 departamentos.