O Banco de Sangue do Hospital Regional de Presidente Prudente funciona de segunda a sábado, inclusive nos feriados, e serve a pacientes atendidos na unidade e que necessitam de transfusão de sangue.
Nos ajude a continuar salvando vidas! Se você está saudável e cumpre os requisitos abaixo, venha fazer a sua doação! Você pode comparecer aqui no Hospital Regional das 7h às 17h, de segunda a sábado (inclusive nos feriados). Se preferir, ligue no telefone (18) 3229-1570 e veja o melhor horário para você doar.
Quem pode doar?
Para doar, basta ter entre 16 e 69 anos, ter mais de 52 quilos e estar em boas condições de saúde. Menores de 18 anos precisam do acompanhamento dos pais e maiores devem levar documento de identidade com foto. (Neste momento de Pandemia, homens e mulheres que estão no grupo de risco da COVID-19, ou seja, tem mais de 60 anos, estão com sintomas gripais ou possuem alguma doença auto-imune, não devem fazer a doação de sangue).
Para doar sangue é preciso:
Ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos devem estar acompanhados pelo responsável legal);
- Peso mínimo de 50 quilos;
- Ser saudável;
- Estar descansado;
- Apresentar documento de identificação (RG);
- Pessoas com idade entre 61 e 69 anos podem doar desde que a primeira doação tenha ocorrido até a idade limite de 60 anos, 11 meses e 29 dias.
Não pode doar sangue quem:
- Teve hepatite B ou C, malária ou sífilis;
- Hemofílico;
- Portador de diabetes
- Portador de Doença de Chagas;
- Tem comportamento de risco para doenças transmissíveis pelo sangue;
- Apresenta risco de ter sido exposto ao vírus da AIDS;
- Fez cirurgia ou parto há 6 meses;
- Teve gripe ou febre nos últimos 7 dias;
- Tem anemia;
- Portador de doenças em geral;
- Tomou bebida alcoólica há 12 horas;
- Ingeriu alimentos gordurosos 24 horas antes da doação.
Confira as respostas de dúvidas frequentes relacionadas à doação de sangue:
- Quem teve dengue pode fazer a doação
R: Em casos de dengue hemorrágica, é preciso aguardar 6 meses após a sua recuperação. Já para quem teve os demais tipos de dengue, é preciso aguardar 30 dias após a sua recuperação para fazer a doação de sangue. Pessoas com sintomas da dengue não devem doar.
- Quanto tempo depois de ter feito uma cirurgia eu posso doar?
Esse tempo varia de três meses a 1 ano, conforme o tipo de cirurgia que você fez. Para saber quanto tempo você deve esperar, entre em contato com o nosso Banco de Sangue pelo telefone (18) 3229-1570;
- É possível o Banco de Sangue coletar as doações fora do HR, como por exemplo, numa escola ou posto de saúde de uma cidade vizinha?
Por questões de higiene e controle de qualidade do sangue coletado, não é possível fazer a coleta fora do Banco de Sangue, que já tem uma estrutura toda organizada para receber os doadores, coletar e armazenar o sangue de forma segura;
- Grávidas e puérperas (mulheres que deram à luz recentemente) podem doar?
Não podem. É preciso aguardar um ano após dar a luz para fazer a doação. Mesmo amamentando, se completou o período de um ano após o parto, a mãe pode doar;
- Não tenho condições de doar, como posso ajudar o Banco de Sangue?
A nossa rede do bem é composta de muitas pessoas e você pode fazer parte dela incentivando pessoas que tem condições favoráveis à doação, compareçam ao nosso banco de Sangue para doar. Compartilhar nossas informações sobre o tema nas redes sociais, conscientizar seus amigos e familiares sobre a importância da doação, são algumas coisas que você pode fazer para nos ajudar a manter nosso estoque e nos ajudar a salvar muitas vidas!
- Fiz uma tatuagem e/ou coloquei piercing recentemente. Posso doar?
É preciso esperar um ano depois de ter feito tatuagem ou colocado piercing para fazer a doação de sangue.
- Tive Covid-19 e fui curado(a), posso fazer a doação?
Sim, quem já teve a Covid-19 pode doar sangue 10 dias após a completa recuperação.
- Quanto tempo devo esperar para doar após receber a vacina contra a Covid-19?
Quem tomou a Coronavac deve aguardar 48 horas para fazer sua doação. Já quem recebeu a vacina da Oxford/Astrazeneca, Pfizer e Janssen deve aguardar 7 dias para estar apto a fazer a doação.