Setor obstétrico do HR recebe a visita de pacientes grávidas
Projeto “Visita da Gestante” é uma recomendação do Ministério da Saúde


14/02/2020 11:59:52 Assessoria de Imprensa | Fotos: Fabio Reis NOTÍCIAS

Pacientes gestantes de alguns municípios da região (confira lista abaixo) que estão em acompanhamento pré-natal pela Unidade Básica de Saúde, podem agendar uma visita para conhecer o Centro Obstétrico do Hospital Regional de Presidente Prudente e assim conhecer melhor o atendimento que irão receber durante o parto e o pós-parto na unidade.

O intuito é fazer com que os pacientes da região se familiarizem com os processos e ambiente em que irão ganhar os seus bebês, para que esse momento seja o mais tranquilo possível para a paciente. Esse projeto denominado “Visita da Gestante”, é uma recomendação do Ministério da Saúde para que um parto seja realizado de forma adequada e humanizada.

“Aqui elas vão poder conhecer toda a estrutura da maternidade e centro obstétrico e tirar todas as dúvidas sobre como é o atendimento oferecido, quais os protocolos seguidos, quais os direitos e exames que serão realizados tanto na paciente, quanto no bebê. Essas informações são muito importantes para que o tudo ocorra bem”, explica a coordenadora de enfermagem do departamento de ginecologia e obstetrícia do HR.

Nesta quinta-feira foi realizada a primeira visita do projeto em 2020 com duas gestantes de Espigão, distrito de Regente Feijó. Acompanhadas de agentes de saúde, enfermeira e técnica de enfermagem, elas puderam conhecer de perto como funciona o trabalho realizado para as gestantes e seus bebês no Hospital Regional.

Ednete Albino está na 30ª semana da sua terceira gravidez e conta que já ganhou sua primeira filha no HR, em 2013, e conhecia o atendimento prestado, mas que quis fazer a visita para tirar algumas dúvidas.

“Como eu tive algumas complicações de saúde, tinha algumas dúvidas sobre como será o parto. Eu gostei bastante da proposta e do atendimento prestado aqui. Espero que tudo ocorra bem e eu possa vir ganhar meu bebê aqui no Hospital Regional”, afirma.

A visita é conduzida pela equipe de enfermagem do departamento de ginecologia e obstetrícia e o Centro Integrado de Humanização do Hospital regional e será realizada todas as segundas quintas-feiras do mês. Para participar, a UBS deve fazer o agendamento da visita junto com o setor de ginecologia e obstetrícia do HR.

Lista dos municípios que podem participar do Projeto “Visita da Gestante”

Caiuá, Dracena, Estrela do Norte, Euclides da Cunha Paulista, Flora Rica, Irapuru, Junqueirópolis, Marabá Paulista, Monte Castelo, Narandiba, Nova Guataporanga, Ouro Verde, Panorama, Paulicéia, Piquerobi, Presidente Epitácio, Presidente Venceslau, Regente Feijó, Rosana, Sandovalina, Santa Mercedes, Santo Expedito, São João do Pau D’Alho, Taciba, Tarabai, Teodoro Sampaio e Tupi Paulista.


Tags:  

Galeria