O Centro Obstétrico do Hospital Regional foi inaugurado em fevereiro de 2001 e funciona com uma equipe multiprofissional, composta por enfermeiros, auxiliares de enfermagem, psicólogos, nutricionistas e assistentes sociais, que interagem com os médicos responsáveis pelas diferentes especialidades de Obstetrícia, Ginecologia e Pediatria.
A unidade tem por objetivo promover o atendimento a partos normais e cirúrgicos (cesarianas), cirurgias ginecológicas e atenção ao recém-nascido. Todos esses atendimentos tem como base a humanização, propondo que a mãe e o bebê recebam todo o suporte para um nascimento saudável e sem riscos. Trata-se de um centro cirúrgico de assistência exclusiva à mulher e ao bebê, o que aumenta a segurança dos partos e diminui o risco de infecções.
Cada sala de cirurgia possui em anexo sua própria sala de Recepção ao Recém-nascido, garantindo a compatibilidade na identificação da mãe e seu filho. Há, ainda, uma sala de pré-parto para o acompanhamento e evolução do trabalho de parto; sala de Recuperação Pós-anestésica; e sala de espera para familiares e acompanhantes.
Após o nascimento, o bebê passa por todos os exames previstos na triagem neonatal:
Teste da orelhinha
Ele é realizado por fonoaudiólogos e dura de três a cinco minutos. O exame é indolor, pode ser realizado com a criança dormindo e ocorre por meio de um pequeno fone colocado na parte externa do ouvido do bebê. Este fone é capaz de gerar estímulos sonoros que mostram como o ouvido do recém-nascido reage aos sons.
Teste do pezinho
O teste do pezinho, exame feito a partir de sangue coletado do calcanhar do bebê, permite identificar doenças graves, como: o hipotireoidismo congênito, doença metabólicas e doenças que afetam o sangue. Geralmente são doenças que não apresentam sintomas no nascimento e, se não forem tratadas cedo, podem causar sérios danos à saúde, inclusive retardo mental grave e irreversível.
Teste do coraçãozinho
Permite identificar precocemente se o bebê tem alguma doença grave no coração e, em caso positivo, o paciente é submetido ao exame de ecocardiograma para confirmar o diagnóstico. O procedimento é simples, rápido e indolor. Consiste em medir a oxigenação do sangue e os batimentos cardíacos do recém-nascido com o auxílio de um oxímetro - espécie de pulseirinha - instalado nos primeiros dias de vida no pulso e no pé.
Teste da linguinha
O teste consiste na avaliação do frênulo da língua em bebês recém-nascidos para verificar futuros problemas na amamentação, dentição e língua presa.