Quem Somos



 

O Hospital Regional de Presidente Prudente “Doutor Domingos Leonardo Cerávolo”, passou a receber essa denominação em 13 de fevereiro de 2009, data em que o antigo Hospital Universitário (inaugurado em 1997) foi adquirido pelo Estado e, desde então, tornou-se referência para mais de 720 mil pessoas em assistência médica eletiva de média e alta complexidade para 45 municípios da região Oeste do Estado de São Paulo, que compõem o Departamento Regional de Saúde - XI (DRS-XI).

A partir deste momento, a gestão do Hospital Regional de Presidente Prudente está sob a responsabilidade da OSS (Organização Social de Saúde) Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus, entidade filantrópica cristã sem fins lucrativos dedicados a acolher, cuidar e servir àqueles que mais necessitam, com atuação nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Ceará, Pará (região amazônica), Paraná e também em Porto Príncipe, no Haiti, e Braga, em Portugal.

Em 2019, o HR conquistou o "Selo de Compromisso com a Qualidade Hospitalar (CQH)", sendo à época, o primeiro o único hospital 100% SUS do país a possuir a certificação dada pela Associação Paulista de Medicina (APM), que premia os hospitais que seguem o roteiro de exigências que garante aos usuários das unidades um serviço de qualidade e excelência.

No ano de 2023, a Unidade de Saúde recebeu a recertificação do selo CQH, que busca contribuir para a melhoria contínua da qualidade dos hospitais, propondo um modelo de excelência em gestão hospitalar. Atualmente, somente 11 hospitais no Brasil detêm este selo de qualidade dentre mais de 73 hospitais participantes do programa. Nesta recente avaliação, o Hospital Regional de Presidente Prudente foi agraciado com a recertificação ouro.

Neste mesmo ano, o Hospital Regional de Presidente Prudente também celebrou a conquista do “Selo Pleno de Instituição Amiga do Idoso”, criado e mantido pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, que assegura aos idosos atendidos e seus acompanhantes um tratamento mais atento e especializado às suas necessidades.

Esta conquista se iniciou muito antes da assinatura do termo de adesão ao Programa “São Paulo Amigo do Idoso”, onde também foi obtido o Selo Inicial de Hospital Amigo do Idoso, em abril de 2016. Já em 2019, o HR obteve o Selo Intermediário de Hospital Amigo do Idoso, mais um passo nesta caminhada que levou ao atual Selo Pleno de Instituição Amiga do Idoso.

Outra característica importante do HR, que é considerado o terceiro maior hospital público do interior de São Paulo e a maior unidade de saúde da região, é que desde 2005 é considerado um hospital de ensino. Sendo assim, oferece a residência médica e multiprofissional, que conta com mais de 200 residentes nas mais diversas especialidades da Medicina e de quatro outras áreas da saúde – Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Nutrição. Estes profissionais estão envolvidos em todas as ações assistenciais do hospital. A unidade também serve como campo de estágios para alunos de Medicina e outros cursos da área da saúde, em uma parceria firmada com a Universidade do Oeste Paulista (Unoeste).

 

Estrutura

O prédio do Hospital Regional é composto por quatro blocos verticais, de quatro a seis pavimentos cada.

- 01 Bloco Administrativo

- 01 Bloco para serviços especializados

- 02 Blocos para unidades de internação

 

Todos as unidades são interligadas com escadas laterais, amplos corredores e oito elevadores. A megaestrutura do HR é composta 464 leitos, todos do Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo 56 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sendo 30 adultos, 10 coronarianas, 6 pediátricas e 10 Neonatais.

Para manter todo esse complexo em funcionamento, o hospital conta com mais de 2 mil colaboradores, divididos em mais de 132 departamentos.

 

Confira os Prêmios e Certicações do HR yes

Galeria