A preocupação com a inclusão social de grupos vulneráveis passou a ser consistente no Hospital Regional de Presidente Prudente “Doutor Domingos Leonardo Cerávolo” e no Ambulatório Médico Especializado (AME). A comunicação é um fator indispensável em todos os estabelecimentos da saúde e a falta de comunicação muitas vezes impede ou dificulta o atendimento.
Pessoas com deficiências enfrentam dificuldades para realizar algumas atividades da vida diária e usufruir dos serviços de saúde é uma delas. A pessoa surda, por exemplo, lida com um grave problema sensorial que dificulta a comunicação motivando o desenvolvimento de habilidades para uma melhor comunicação, como a Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Pensando nas limitações e dificuldades desse grupo, o Centro de Ensino e Treinamento, juntamente com o Centro Integrado de Humanização, desenvolveram aos colaboradores do HR e AME o treinamento em Libras para ampliar essa comunicação em busca de um atendimento mais humanizado e digno.
O Treinamento de Libras acontece desde 2014 e já formou mais de 150 colaboradores. As aulas são dinâmicas, com diálogos, músicas e grande interação entre os alunos. Os encontros acontecem toda sexta feira, no Anfiteatro do HR durante três meses e é aberto para todos os setores do hospital.
Compreender esse universo de poucos palavras, mas de muita emoção é primordial tanto para o colaborador da área da saúde quando para o paciente. Se sentir acolhido, protegido e compreendido no ambiente hospitalar contribui para a eficácia, rapidez e a conclusão do tratamento.