Estudante de Medicina da Rússia realiza intercâmbio no Hospital Regional
A estudante faz parte do programa IFMSA/BRAZIL- @unoeste


14/08/2024 10:25:22 Weverson Nascimento NOTÍCIAS

A cada semestre, novos intercambistas chegam para aproveitarem experiências que vão muito além das salas de aula. Eles fazem novos amigos, aprendem um novo idioma e têm trocas culturais enriquecedoras com a comunidade acadêmica. Atualmente, o Hospital Regional de Presidente Prudente está recebendo a estudante Daria Egorova, que faz medicina em North-Western State Medical University, em São Petersburgo, Rússia, e que faz estágio extracurricular em cirurgia geral, na unidade que é referência em saúde regional. A estudante faz parte do programa IFMSA/BRAZIL- @unoeste (International Federation of Medical Students' Associations - Universidade do Oeste Paulista), e ficará ao longo deste mês em Presidente Prudente.
Ao realizar um intercâmbio em hospitais, os estudantes têm chances de aprenderem técnicas médicas, diagnósticos e tratamentos que podem ser diferentes dos praticados em seus país de origem. Isso permite que eles adquiram novas habilidades e aprimorem suas práticas médicas. “Eu sou da Rússia, vim para cá porque é uma grande oportunidade de aprendizado, e eu gosto do Brasil”, diz Daria. “Aqui eu vou estudar cirurgia geral e quero fazer práticas nessa área, porque geralmente não temos essas experiências na Rússia. Eu quero ter mais conhecimento nessa área”.
A intercambistas iniciou seu estágio extracurricular em cirurgia geral no HR, na segunda-feira (05), e já acompanhou neste período atendimentos no Ambulatório e no Centro Cirúrgico. “Acompanhei uma flebectomia e uma colostomia. Foi muito interessante porque está mais próximo da área que eu quero atuar futuramente. Já tinha escutado falar dessas cirurgias, mas nunca tinha visto, foi muito interessante acompanhar. Foi tudo muito legal”.

 

Experiência no HR

Durante o encontro, a acadêmica foi recepcionada pelo Diretor de Unidade Hospitalar do HR, Frei Jerônimo Morais, e o Diretor Técnico do Hospital, Dr. Renato Mazzaro Ferrari, que, juntos, desejaram boas-vindas.

O Diretor Técnico do Hospital destacou que a importância de receber pessoas de outros países, proporciona a oportunidade de mostrar a realidade brasileira sobre a saúde, principalmente do sistema público. Acrescenta ainda que o Sistema Único de Saúde (SUS) é um modelo praticamente único no mundo (que abrange todos), diferente de como funciona a saúde em outros pais, que é estritamente particular e com custos elevados. “Esse modelo universal de atendimento gratuito é um modelo de atitude louvável. A gente sabe que não abrange como deveria, mas que é um acesso universal igual para todos”.

Dr. Renato Ferrari pontua que a experiência de vida da Daria mudará significativamente, após sua passagem pelo HR e pelo Brasil. “Eu como ex-expedicionário do Barco Hospital Papa Francisco, da Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus, que também gerencia o Hospital Regional de Presidente Prudente, posso ver que, quando você enxerga diferentes realidades, você cresce não só como médico, mas como pessoa. Então, ela tendo essa experiência em outro país, conhecendo outra realidade, uma outra cultura, ela conquistará tudo isso”.

Após apresentação aos membros da administração, Daria Egovova conheceu a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Especializada II. A intercambista ficará no Brasil até setembro deste ano. Após este período, retorna para São Petersburgo, na Rússia.


Tags:  

Galeria