"
A Central de Materiais e Esterilização (CME) do Hospital Regional de Presidente Prudente foi outorgada com o selo Pró-Sustentabilidade, emitido pelo Instituto MAIS, “por contribuir com a melhoria do meio ambiente natural e humano”. O reconhecimento se deve ao uso do equipamento ASP-Sterrad, uma máquina de esterilização que, ao contrário das autoclaves tradicionais, não emite calor nem consome água.
No início deste mês, o hospital adquiriu a segunda Sterrad para esterilização de utensílios hospitalares. Enquanto um equipamento comum, a vapor, utiliza 400 litros d’água e 17 Kw de energia por ciclo (que dura aproximadamente uma hora), o novo aparelho não utiliza água e usa apenas 6% de energia por ciclo.
Segundo a coordenadora da CME, Edileusa de Oliveira Mativi, além de poupar os recursos naturais, a máquina não propaga ondas de calor. “Nos meses mais quentes, a temperatura no interior da central de esterilização passa dos 45 °C, por conta do calor emitido pelas autoclaves”, explica.
A entrega do título ocorreu em São José do Rio Preto, na semana passada. Além do Hospital Regional, outras unidades de saúde que adquiriram o Sterrad também foram agraciados com a honraria, apresentando o case “Tecnologia Limpa: Pró Sustentabilidade da Ecologia Humana e do Planeta”.
*Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa do Hospital Regional de Presidente Prudente
"