A equipe de profissionais da Central de Materiais e Esterilização do Hospital Regional de Presidente Prudente “Doutor Domingos Leonardo Cerávolo” realizou uma visita técnica à empresa Oxetil, responsável pela esterilização de parte dos materiais encaminhados à CME. Cerca de 25 colaboradoras participaram da experiência, divididas em dois grupos.
Para esta visita, foram selecionadas as técnicas e auxiliares de enfermagem que atuam na área suja da central. De acordo com a enfermeira Isabela Ruiz, a atividade faz parte do cronograma de treinamentos do setor, que ocorrem a cada três meses. No entanto, esta foi a primeira ação realizada fora do ambiente hospitalar. “Além de conhecer o trabalho feito pela Oxetil, nossa intenção era fazer com que as colaboradoras reconhecessem a importância do seu trabalho e como ele se reflete até chegar ao final do processo de esterilização”, diz.
De acordo com a consultora técnica comercial da Oxitil, Mariana Bertazzo, nos dois dias de visita, os colaboradores foram apresentados a todo o processo de processamento e esterilização realizado pela empresa, desde a inspeção inicial, limpeza técnica, secagem, controle de qualidade, embalagem e esterilização, observando ainda a reastrabilidade dos materiais críticos, acompanhamento dos laudos, amostras de esterilização e realização da cromatografia gasosa. “A visita dos profissionais do HR contribui para que a gente mantenha e fortaleça a parceria entre as duas instituições, que é de suma importância para a eficácia do trabalho”, relata.
O retorno obtido pela coordenação foi além do esperado, expõe a enfermeira chefe da CME, Edileuza Mativi. “Ficamos surpresos com a adesão de quase 100% dos colaboradores, afinal era dia de folga deles, mesmo assim se comprometeram a participar da atividade”, declara.
É o caso das técnicas de enfermagem Aldenir Soares e Roseli Faile. Elas compareceram à visita e aprovaram a iniciativa. “Foi uma experiência muito enriquecedora e que me fez valorizar mais a importância do meu trabalho”, disse Soares. “A gente pôde ver a importância do nosso serviço e ver como eles dependem da nossa eficiência aqui, afinal é um processo, temos que trabalhar em equipe.”, completa Faile.