A residência médica de oftalmologia do Hospital Regional de Presidente Prudente “Doutor Domingos Leonardo Cerávolo”, conta, atualmente, com 12 residentes, divididos nos ciclos R1, R2 e R3, com duração de um ano cada etapa. São estes, juntamente com os médicos preceptores, os responsáveis em levar o que há de mais moderno em acuidade visual, para todos os pacientes, moradores nas áreas de abrangência do HR.
Reconhecido pelo Ministério da Educação, a residência ampliou sua capacidade nos últimos anos, saltando de nove para 12 vagas ofertadas.
Área de atuação
Com atuação nas mais diferentes clínicas do Hospital Regional, a oftalmologia se destaca nas seguintes áreas assistenciais: pronto socorro, ambulatório de especialidades, enfermaria, além das subespecialidades, definidas em: grau de refração, glaucoma, retina, córnea, estrabismo, cirurgia plástica ocular, e os demais procedimentos envoltos na respectiva especialidade.
Objetivo
O objetivo da residência é proporcionar ampla capacidade de identificação, diagnóstico e prevenção dos problemas oftalmológicos.
Voluntariado
Uma outra característica da residência são os trabalhos voluntários. Em março desse ano, a especialidade foi uma das participantes do “Megamutirão da Saúde”, realizado na Praça 9 de Julho, em Presidente Prudente. Já em abril, a equipe clinica desenvolveu um mutirão de oftalmologia no Lar São Rafael, asilo que abriga idosos em Prudente, onde cerca de 80 moradores do local passaram por exames e receberam diagnóstico médico.